Câmara de Vereadores adota medidas em relação ao coronavírus

Publicado em 16/03/2020 às 16:48 - Atualizado em 16/03/2020 às 16:48

A Câmara de Vereadores de Maravilha está adotando alguns cuidados básicos de prevenção para reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus COVID-19 (coronavírus). Dentre elas estão, higienizar todas as cadeiras, mesas, trincos das portas e outras superfícies em que os servidores e público em geral possuem maior contato; não ceder o plenário da Câmara para eventos durante o mês; e adiar os eventos que já haviam sido liberados pela Casa.

“Vamos nos reunir para ver como vamos fazer em relação às sessões, que acontecem todas as segundas. Por hoje, a sessão está mantida. Porém, vamos discutir quais medidas tomaremos posteriormente. Por enquanto, o ideal é que a população assista pelo Facebook e não compareça ao plenário”, disse o diretor geral, Nei Guzatti.

O link para assistir a transmissão é https://www.facebook.com/camaramaravilha/.

Recomendações da Secretaria de Saúde de Maravilha

Conforme a Secretaria de Saúde, até o momento, não há nenhum caso de em Maravilha. No entanto, como prevenção e precaução, serão adotadas medidas pelo município de Maravilha que seguem protocolos da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde do Brasil para que a situação permaneça sob controle.

ü  Durante os dias 16 a 20 de março, todas as pessoas que possuírem sintomas de gripe forte, podem procurar a sala de reuniões da prefeitura das 13h às 19h. Uma equipe foi designada para atender exclusivamente estes casos. Assim, as pessoas não precisam ir até a unidade de saúde;

ü  Crianças com sinais de gripe, febre e dificuldades respiratórias, dor de garganta e tosse devem passar por avaliação antes de ir à escola;

ü  Maravilhenses que estavam fora do Brasil, em cidades em investigação ou com casos confirmados, devem comunicar a Secretaria de Saúde quanto ao retorno pelo telefone: 49 3664 4742;

ü  Casas noturnas, entidades e bares: recomenda-se que sejam adiados os eventos, festas comunitárias e todos os movimentos que possam provocar aglomeração de pessoas.

Quais são os cuidados?

Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool; deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente; quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.