Agricultores recebem homenagem da Câmara de Vereadores

Publicado em 27/08/2019 às 16:20 - Atualizado em 27/08/2019 às 16:20

Créditos: Cleusa Regner/Patricia Alchieri/Ascom Baixar Imagem

A Câmara de Vereadores de Maravilha ficou lotada, nesta segunda-feira (26), com a sessão ordinária/especial de homenagem aos agricultores, com a entrega de Medalha de Honra ao Mérito do Poder Legislativo Maravilhense, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, por meio de seus legítimos representantes, os integrantes do Conselho Municipal de Agricultura. A homenagem se deu por conta da Resolução nº 8/2019, de autoria do vereador e presidente Jandir Primon (PP).

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural - CMDR, ou Conselho Municipal de Agricultura, como é popularmente conhecido, foi instituído no dia 20 de agosto de 1997, por meio da Lei Municipal nº 2.311/1997. O órgão foi criado por iniciativa de pioneiros visionários, que focaram no desenvolvimento agropecuário de Maravilha.

O primeiro presidente do Conselho foi Neivo Sartori; o primeiro vice-presidente foi Jorge Grando, e, o primeiro secretário foi Egon Borth.

Mais tarde, no ano de 2002, a Lei Municipal nº 2.311/1997 foi revogada pela Lei Municipal nº 2.741, de 11 de setembro de 2002, que oficializou o órgão.

Várias são as competências do conselho, dentre elas, definir normas e padrões municipais de controle do meio rural, sugerir a concessão de incentivos e benefícios fiscais e financeiros, visando a melhoria do setor agrícola, bem como estudar e definir as diretrizes políticas para o setor agrícola.

Atual conselho

Atualmente, o atual Conselho é formado pelo presidente Jaime Defant, pela vice-presidente, Solange Raffler, pelo secretário, Egon Borth. Também fazem parte do Conselho dois membros de cada comunidade, e as entidades Sintraf, Cidasc, Cooperativa, Epagri e servidores da Prefeitura.

Vale ressaltar que o Conselho tem um papel fundamental no que diz respeito aos programas da Secretaria de Agricultura do município, pois todos os incentivos passam pela aprovação do CMDR.

Dentre os principais incentivos conquistados pelos agricultores no município estão o bônus fiscal, inseminação artificial, silagem, melhorias na propriedade, internet rural e serviços de manutenção de estradas.

Homenagem

Durante a homenagem, a equipe da Câmara de Vereadores apresentou mensagens, vídeos e histórico, enfatizando a importância da agricultura para o município. O grupo de canto da Associação Italiana de Maravilha (Acima), com o professor Vilson Debastiani, apresentou músicas da cultura italiana. Já o grupo de danças do Centro Cultural 25 de Julho, envolveu os presentes com danças alemãs. O maravilhense Nelson Sehnem, ao lado de Paulo Muller e Delcio Prante, também apresentou algumas músicas.

O presidente da Casa fez a entrega da Medalha de Honra ao Mérito do Poder Legislativo Maravilhense ao presidente do Conselho, Jaime Defant. E, a vereadora Marclei Grando (MDB), entregou um ramalhete de flores à vice-presidente, Solange Raffler.

Pronunciamentos

A prefeita de Maravilha, Rosimar Maldaner, usou a palavra para falar sobre a sucessão na propriedade, saúde e estradas boas para os agricultores, além de enaltecer o trabalho do Conselho Municipal de Agricultura. “Deixamos nosso reconhecimento a vocês. Cada produtor merece essa medalha, pela grandiosa contribuição que dedicam ao município”, disse.

O presidente do Conselho, Jaime Defant, emocionou-se ao falar sobre a agricultura. “Os agricultores e produtores trabalham duro e dependem de vários fatores para o sucesso em suas produções, como a questão climática, preço do produto, entre outros. Só temos a agradecer por este momento”, ressaltou.

O presidente da Câmara, Jandir Primon (PP), parabenizou a classe pelo trabalho. “Sempre vamos buscar melhorias para que esta classe, que representa os produtores e agricultores, seja mais valorizada. Precisa de estabilidade de preço no mercado, pois os investimentos necessários são altos. Só temos a agradecer a vocês por colocarem nossa comida na mesa”, enfatizou.