Apae apresenta teatro durante sessão da Câmara

Publicado em 20/08/2019 às 15:01 - Atualizado em 20/08/2019 às 15:01

A Câmara de Vereadores de Maravilha promoveu a 3ª sessão ordinária do mês, nesta segunda-feira (19). Várias matérias estavam na pauta para serem apreciadas.

Em segundo turno, foram aprovados dois projetos. O Projeto de Lei nº 25/2019, autoriza alienação de bens móveis inservíveis mediante leilão. E, o Projeto de Lei nº 28/2019, autoriza o Poder Público a receber por doação CPU, com processador Core Intel I5.

Em primeiro turno, duas matérias também foram aprovadas. O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 04/2019, altera a lei complementar nº 95/2016, que dispõe sobre as normas relativas ao Plano Diretor de Maravilha.

O Projeto de Lei nº 14/2019, que autorizaria a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 500 mil, recebeu uma emenda na Comissão de Finanças, reduzindo o valor para R$ 150 mil. Contudo, o mesmo projeto recebeu outra emenda substitutiva, modificando o valor para R$ 300 mil. Dessa forma, foi aprovado em primeiro turno o projeto com a emenda de R$ 300 mil.

Entrada

Deram entrada na Casa cinco matérias. O Projeto de Lei nº 31/2019, autoriza a abertura de crédito adicional suplementar, no valor de R$ 183.561,00 para apoio a cultura em geral.

O Projeto de Lei Complementar Substitutivo ao PLC nº 10/2019, altera a Lei Complementar nº 095/2016, que dispõe sobre normas relativas ao Plano Diretor do município.

A Indicação nº 56/2019, de autoria do vereador Natalino Prante (PP), solicita que o Executivo providencie a ampliação da rede de iluminação pública na Rua 27 de Julho, através da instalação de dois postes com luminárias, no trecho situado entre as Ruas Prefeito Albino Cerutti Cella e Hercílio Luz.

A Indicação nº 57/2019, também de autoria do vereador, sugere que o Poder Público realize a pavimentação asfáltica da Rua 1º de Maio, quadra situada entre as ruas Presidente Kennedy e Castelo Branco, e, da Rua Castelo Branco, quadra situada entre a ruas 1º de Maio e Joinville.

A Indicação nº 58/2019, de autoria do vereador Luiz Brescovici (DEM), solicita que a Prefeitura providencie a colocação de containers para coleta de lixo na BR 282, nas proximidades da ponte do Rio Iracema, para atender a casa de eventos Divina Festa e adjacências.

As matérias foram encaminhadas às comissões competentes para análise.

Além disso, estiveram na pauta um requerimento e uma moção. O Requerimento nº 020/2019, de autoria do vereador Natalino, requer que o Executivo envie informações sobre as obras de reforma e ampliação do Ginásio de Linha Consoladora, como cópia do processo licitatório ou dos processos licitatórios; cópia do contrato firmado com a empresa/empresas que efetuaram as obras; e ainda, que apresente relatório do total dos valores investidos nas obras, detalhado por empresa. O documento foi deferido pelo presidente da Casa, vereador Jandir Primon (PP).

A Moção nº 07/2019, do presidente Jandir, solicita o empenho das autoridades estaduais para viabilizar a instalação de uma Central Estadual de Abastecimento (Ceasa), para atender os municípios do meio-oeste, oeste e extremo-oeste catarinense. A moção será apreciada na próxima sessão.

Agosto Laranja

Os integrantes da Apae Marisol de Maravilha, usaram o espaço da palavra livre para falar a respeito do Agosto Laranja, mês da conscientização e prevenção das deficiências. A fisioterapeuta, Bruna Daga, ressaltou a importância da prevenção. “Precisamos trabalhar o tema, bem como ações de prevenção, desde antes da gestação”, enfatizou.

Na ocasião, os alunos da escola apresentaram um teatro sobre o assunto.

O presidente e vereadores parabenizaram a Apae pela iniciativa e organização da peça teatral.

Devolução de valores

O presidente Jandir aproveitou para informar que a Câmara devolverá R$ 500 mil ao Executivo. Em tratativas com a prefeita Rosimar Maldaner, ficou definido que R$ 200 mil serão utilizados para asfaltar a rua em frente à Apae Marisol.