Comissão Especial da Casan encerra atividades

Publicado em 10/05/2019 às 17:56 - Atualizado em 28/05/2019 às 16:17

A Comissão Especial da Casan, criada pela Resolução Administrativa nº 5/2017, encerrou suas atividades no último dia 03 de abril, enfatizando os principais avanços e conquistas durante o período.

De acordo com a comissão, o objetivo principal foi tratar dos problemas de abastecimento de água, já que ocorrem muitas interrupções de fornecimento sem aviso, além da fiscalização do Termo Aditivo n. 1/16, do Convênio de Concessão nº 78/1976, firmado pelo município com a Casan. "A capacidade anterior de bombeamento de água pela adutora era de 50 litros por segundo, e passou a ser de 95 litros por segundo de bombeamento, aumentando significativamente todo sistema de captação de água pela Casan, e melhorando o fornecimento para a população", comentam os membros.

A comissão registrou vários avanços com a Casan, devido a diversas reuniões e solicitações junto à empresa. Pode-se citar:

- Realização de investimentos em novos motores para a captação de água, bem como novas bombas para a adutora, situação que proporcionou significativo aumento da capacidade de beneficiamento da água para a população maravilhense;

- Reativação de subestação que estava inoperante desde 1990, aumentando o volume de água tratada em 15 litros por segundo, totalizando atualmente o tratamento de 65 litros de água por segundo;

- Vistorias na estação de captação de água e nas estações de tratamento, para verificação do funcionamento, o que contribuiu para que a empresa ofertasse maior atenção às instalações da Casan no município e efetivasse investimentos importantes;

- Visita ao Semae (Serviço Municipal de Agua e Esgoto) em São José do Cedro, com o objetivo de obter informações e conhecer a realidade de um serviço municipal de água e esgoto, com a finalidade de analisar eventual conversão do serviço em Maravilha.

Fizeram parte da comissão, durante seu período de vigência, os seguintes vereadores Jeovany Folle (PSDB), Jandir Primon (PP), Eder Moraes (MDB), Celso Antônio Ledur (PSB), Natalino Prante (PP), Ademir Unser (PP), Ivo Badia (MDB) e Cleber Pertussatti (MDB).