Fórum de debates é realizado pela Comissão Especial do Prolongamento da BR-158

Publicado em 26/04/2019 às 16:05 - Atualizado em 26/04/2019 às 17:14

Créditos: Cleusa Regner/Patricia Alchieri/Ascom Baixar Imagem

A Comissão Especial do Prolongamento da BR-158 promoveu um fórum de debates sobre o prolongamento da BR-158 em Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (26), no plenário Frei Silvestre Gialdi.

Participaram do momento diversas autoridades, dentre elas, Jandir Primon, presidente da Câmara de Vereadores e anfitrião do evento; Rosimar Maldaner, prefeita do município, representando também o presidente da Amerios, Daniel Kothe; Janio Dreyer Schreiner, superintendente do Deinfra de São Miguel do Oeste, representando a vice-governadora, Daniela Reinehr; Luiz Brescovici, presidente da Comissão Especial de Prolongamento da BR-158; Mauro de Nadal, vice-presidente da Alesc, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado; Valci Dal Maso, representando o deputado federal, Celso Maldaner; Diego Fernando da Silva, superintendente do Dnit de Chapecó; José Panossa, prefeito de Frederico Westphalen/RS; deputados estaduais Altair Silva e Fabiano da Luz; e os vereadores membros da Comissão Especial, Natalino Prante, Cleber Pertussatti, Celso Antônio Ledur e Gilmar Francisco Castanha, além de outros vereadores.

Também participaram empresários, sociedade civil, organizada e imprensa.

Pronunciamentos

O presidente da Casa parabenizou a comissão pelo trabalho. “Espero que este trabalho feito aqui chame a atenção das autoridades para que um dia esta obra seja concluída”, disse Primon.

O presidente da comissão, frisou que quer a conclusão da obra. “Por que só temos a metade da via concluída? Será que a BR não merece sua continuação, paralisada há 40 anos? Não vamos descansar até não ver esta obra concluída”, pontuou.

Representando o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Mauro destacou que a continuação da BR é uma luta de toda a região. “Para quem nasceu aqui, sabe do que estou falando. Temos de centrar o foco no Dnit e no Ministério da Infraestrutura, em Brasília para buscarmos uma solução”, analisa.

Representando o deputado Celso, Valci Dal Maso comentou que é preciso reunir forças para que a obra saia do papel. “Temos aqui várias entidades e representantes de toda a região. Necessitamos trabalhar juntos para a continuação da BR”.

A vice-governadora, Daniela Reinehr, deixou seu apoio ao evento, por meio de um vídeo encaminhado por sua assessoria. “Eu quero me colocar à disposição de vocês, colocar o gabinete à disposição. Agradeço a todos pelo carinho para comigo, por eu ser de Maravilha também”.

A prefeita Rosi afirmou que é um sonho para toda a região. “Hoje, nós temos um projeto do contorno viário, que inicia no trevo de Cunha Porã até a comunidade de Pinheiro Grosso. E, depois, temos o projeto de Maravilha a Bom Jesus do Oeste. Estamos com os projetos prontos, mas, juntos somos mais fortes. Precisamos representantes para que possamos encontrar outras soluções, para que possamos todos juntos cobrar isso”, enalteceu.

Palestras

Com o tema “A importância da BR-158 para o Agronegócio”, o primeiro palestrante da manhã foi o empresário Remoaldo Araldi. Após, foi a vez do palestrante Guilherme Medeiros abordar o tema “SC Parceria Público Privada”. Por último, usou a palavra o superintendente do Dnit de Chapecó, engenheiro civil, Diego Fernando da Silva, com o tema “A posição do Dnit frente ao Prolongamento da BR-158”.

De acordo com o presidente da comissão, todas as palestras e as discussões sobre os temas foram de suma importância para o seguimento dos trabalhos. “Quero agradecer a todos que estiveram aqui. Que a gente tenha sucesso nesta caminhada. Estamos buscando por meio dos órgãos competentes uma solução para um problema que se arrasta há anos. Precisamos e necessitamos de atenção, por parte dos governos, para que a continuação da BR-158 seja prioridade. Merecemos a devida atenção por tudo que representamos para os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul”, enalteceu Brescovici.

Agora, será criada uma comissão para levar as questões debatidas no fórum aos órgãos competentes, para que a obra saia do papel.

Galeria de Audios