Secretária de Saúde fala sobre dengue

Publicado em 09/04/2019 às 14:52 - Atualizado em 09/04/2019 às 14:52

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Maravilha, nesta segunda-feira (8), a secretária de Saúde, Miriane Sartori, utilizou um espaço na tribuna para falar sobre a dengue. “A dengue é um problema da sociedade. O mosquito vive em água limpa e parada. Nossa rotina é tão corrida que, muitas vezes, esquecemos de olhar os detalhes, como o lixo orgânico da horta, que tem casca de ovo ou de maracujá, por exemplo, que podem acumular água, ou até mesmo atrás da geladeira, que acumula água”, esclarece Miriane.

De acordo com ela, Maravilha hoje tem 137 focos. No mês de setembro de 2018, este número estava bem abaixo. “Estamos com 16 suspeitos e uma confirmação. A pessoa que está com dengue não saiu de Maravilha, ou seja, temos mosquitos doentes. Precisamos combater o mosquito e contamos com os esforços de todos, pois é um problema de toda a região”, analisa.

Miriane comentou que será realizado um mutirão no próximo fim de semana, em conjunto com a Rede de Vizinhos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e sociedade em geral. “Vamos passar em todo o município, de casa em casa, instruir a população”, disse.

Para quem não sabe, a dengue causa sintomas parecidos com os da gripe. “Contudo, percebemos que um dia após os sintomas, a pele fica com manchas avermelhadas”, explica Miriane.

O presidente Jandir aproveitou para agradecer a disponibilidade da secretária em participar da sessão e frisou que sua vinda também serviu para informar os munícipes sobre a situação. “Precisamos unir forçar para solucionar este grave cenário. Por isso, foi de suma importância esta apresentação”.